terça-feira, 15 de junho de 2010


Bukowski, o homem bêbado e apaixonado por mulheres. Bukowski, o poeta e o velho. Bukowski, o viciado em hipódromo e o homem que não gostava de pessoas. Condenando a normalidade e acreditando que o sofrimento era essencial para o artista, Bukowski foi único.

Ele morreu em 1994, com 73 anos, mas ainda vive entre nós através de seus livros. Considero-o um gênio. Não, ele não teve grandes livros de ficção, teve apenas livros onde as palavras simples sucumbiam a realidade. Foram 60 livros publicados, no total. Teve uma vida sofrida e pobre. Saiu de casa muito cedo, morou em hotéis baratos e sujos, teve mulheres tarde demais e a fama chegou igualmente tarde. Lia seus poemas em universidades, sempre um vinho ao seu lado ou uma geladeira cheia de cervejas. Teve trabalhos humilhantes e mal-pagos antes de ser escritor. A sua solidão foi fundamental tanto para a escrita como para a sua vida. Bukowski foi apenas Bukowski. Não teve a intenção de agradar ninguém e as coisas eram como ele queria.

Pode-se perceber na sua escrita uma influência forte do período da Grande Depressão, fruto da crise de 1929 nos Estados Unidos. O seu movimento literário chama-se "ficção transgressiva" ou "realismo sujo". Mas subentendido, nas frases supostamente perversivas de seus livros, há uma realidade crua da vida, sentimentos tão profundos que nem sempre foram interpretados por quem leu. Há quem o chame de sujo, há quem o considere o maior escritor. Bukowski é o tipo de escritor que quando você lê ou ama ou odeia. Com ele não pode haver meio termo.

"Escrevia para não ficar louco, ainda escrevia para explicar esta maldita vida para mim mesmo." Bukowski


Thaís Zimmer Martins

Um comentário:

  1. Fantástico, Bukowski junto de Camus e Kerouac é um espetáculo.
    Díficil encontrar aquele que leu "Hot Water Music" (Numa fria no Brasil) e não surtou com a história ali contada, ou aquele que leu "On The Road" de Kerouac e não tem vontade de pegar a mochila e começar a mochilar por aí.

    Muito bom o post, em especial o video.

    Parabéns

    ResponderExcluir