domingo, 13 de junho de 2010

Machado de Assis: o grande autodidata

Machado de Assis foi um desafiador de seu tempo. Nascido pobre no subúrbio do Rio de Janeiro, estampado na pele escura sua ascendência negra, sem poder ir à escola regularmente e de saúde frágil. Diz-se que antes dos 10 anos, o menino já sabia ler. Com a morte de seus pais passou a ser criado pela mulata Maria Inês. Aos 16 anos teve oportunidade de mostrar seu dom literário com o poema “Ela”. Em 1858 começou a trabalhar no jornal “Correio Mercantil”. Já em 1870 Machado de Assis aceitou o cargo de oficial da Secretária da Agricultura. No ano de 1881 deu início o movimento realista no Brasil com a obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Em 1896, casou-se com Carolina de Morais, foram 35 anos de união até a morte da esposa.

Machado de Assis assinou, ao longo da vida muitas obras entre romances, poesias, contos e peças de teatro. O autor de obras-primas como “Dom Casmurro”, “Quincas Borba”, “Esaú e Jacó” e “Memorial Aires”. Teve seus méritos reconhecidos em vida e desfrutou da fama merecida. Sendo inclusive presidente da Academia Brasileira de Letras até sua morte em setembro de 1908.

De todos os trabalhos realizados por Machado de Assis, o que deveria ser lido por todos é “Dom Casmurro” sendo um romance realista, que apesar de contar sobre os problemas pós casamento, mantém questões sem explicar por retratar de maneira subjetiva.

Simone Inês Hanauer

2 comentários:

  1. Não é difícil imaginar pq ele tido como o maior escritor brasileiro. Quando tu começa a ler, sabe de cara se é dele ou não. Eu adorei ler o Memórias Póstumas, ele ri da morte e dedica o livro aos vermes que roerem o seu cadáver. Quem faz isso???

    ResponderExcluir
  2. Se Machado estivesse entre nós, na acepção do conceito biológico, ficaria eminentemente enternecido com as considerações senão de "Dom Casmurro" como o principal da sua obra. Em nome do pai da literatura brasileira, por favor, não restrinja a sua obra. Fazendo assim, age-se de maneira tal a desqualificar todos os seus escrito antecedentes.

    ResponderExcluir